Quem sou eu

Minha foto
Descrever é limitar ! .

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Democracia


Hoje vou falar sobre algo que geralmente não falo, não é o meu gênero preferido, porém, é sempre bom expandir a mente com novos assuntos, ai vai um texto dissertativo:

Democracia não é apenas a expressão da vontade da maioria, mas também o respeito ao diferente, o respeito à minoria. Não é a afirmação do geral de vozes, mas é a voz individual mostrando-se plena em uma sociedade.
Ao utilizá-la deve-se fazer juz à sua origem, porque democracia é o governo do povo, de forma direta ou indireta, sendo que todos devem ser ouvidos e atendidos.
Será que hoje vemos essa igualdade de voz em nossa "pátria querida"? Claro, ela está presente, todos temos o direito de voto, logo nossas vozes são igualmente ouvidas. Mas será que essa igualdade de voto é o suficiente? Todos votam, mas nem todos comem. Todos têm direitos e deveres iguais, mas nem todos estudam, são felizes e têm condições necessárias para a sobrevivência.
Ser democrático vai além de "vozes iguais", é necessário haver opotunidades semelhantes, todas as necessidades de todos devem ser atendidas, é ouvir os problemas dos mais pobres aos mais ricos e criar soluções para ambos, é não permitir que exista diferenças sócio-econômicas tão grandes em uma única sociedade.
Não é necessário vermos a ganância de uns e a miséria de outros. É preciso que todos tenham boa qualidade de vida. Claro, sabemos que num mundo capitalista a concentração de riquezas nas mãos de alguns existe, mas isso não é desculpa para não lutarmos por um país, uma sociedade mais justa e equilibrada.
Como brasileiros, nos indagamos, será que a " Pátria amada Brasil", realmente, pode ser considerada democrática? Cabe a nós fazermos algo para podermos utilizar o termo em seu mais genuíno sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário